A Escola

Nossa História

Fundado em 15 de outubro de 1993, autorizado a funcionar por meio da resolução do Conselho Estadual de Educação, sob o nº 107/093, de 24/10/1993, publicado no Diário Oficial de 02/02/1994, o Colégio Ápice situa-se à rua Paraguaçu, nº 210, em Jacaraípe, no Município de Serra, Espírito Santo.

A escola foi fundada por Maria Arlene Xavier, que nasceu em Cariacica, ES. Arlene sonhava em ser médica e chegou a cursar Patologia Clínica nos Colégio Americano e Nacional, em Vitória, ES. Já se preparava para cursar medicina quando percebeu, através de conversas na escola em que estudava, que a educação brasileira lhe chamava mais atenção. Então, decidiu por cursar História na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina. Arlene, como é conhecida na comunidade onde vive atualmente, foi professora de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental em escolas estaduais e municipais, e funcionária do Fórum, em Campo Grande, Cariacica.

No ano de 1993, veio para Jacaraípe com o projeto de uma escola na cabeça. Enquanto ministrou aulas no ensino público, refletiu sobre o papel da educação na evolução social, intelectual e humana e almejou construir uma escola que primasse por valores éticos e culturais além do conhecimento. Assim nasceu o Colégio Ápice, que começou a funcionar em uma pequena casa de nove cômodos, construída em apenas um lote. Tinha como objetivo atender a necessidade do bairro, devido à carência de escolas nas proximidades. Todavia, a fundadora, Maria Arlene, não almejava suprir apenas a necessidade de escolas no bairro, mas também suprir a necessidade de um ensino de qualidade.

O sucesso veio rápido, já que o trabalho do Ápice foi reconhecido pela comunidade como um trabalho realizado sobre bases qualitativas sólidas.

A escola foi ampliando ano a ano física e pedagogicamente e, hoje, possui uma invejável estrutura que atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Nossa Missão

O Colégio Ápice tem a finalidade de formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Para tanto, entende ser fundamental desenvolver no homem a criatividade, o espírito crítico, a capacidade de análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade.

Dessa forma, é possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, possuir espírito solidário, sentir o gosto pelo saber, dispor-se a se conhecer, a desenvolver a capacidade afetiva e possuir visão inovadora. O homem é um ser bio-psico-sócio-cultural que possui necessidades materiais, relacionais e transcendentais. Dentro desse sentido amplo e complexo, o homem deve ser atendido em toda a sua dimensão e deve dispor dos recursos que satisfaçam a sua necessidade, para que analise, compreenda e intervenha na realidade.

É fundamental que se garanta uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidade humanas. A formação integral deve ser entendida como saber essencial, isto é, aquela que proporciona ao ser humano o saber sentir, saber inovar, saber refletir, saber fazer, saber ser crítico e saber ser ético. A escola, como instituição social, deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais; bem como favorecer a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno.

Ao contrário das práticas educacionais, que se desenvolvem no âmbito da família, do trabalho ou em outras formas de convivência social, a prática escolar é uma ação intencional, sistemática e planejada para crianças e jovens durante um período contínuo e extenso, com o objetivo de formar cidadãos capazes de agir com competência e dignidade na sociedade. Nesse contexto, deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie a visão de mundo e o leve a adquirir condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais e dos homens com a natureza.

O professor, como mediador entre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional formador, reflexivo, consciente da importância do seu papel, comprometido com o processo educativo, integrado ao mundo e à atualidade, responsável socialmente pela formação do cidadão e, principalmente, um eterno aprendiz, aquele que busca "inovar e inovar-se".

O Colégio Ápice é consciente de que somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processe por meio do exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida. Para obter esse sucesso, visa garantir ao aluno a aquisição de princípios sólidos norteadores de uma vida pautada por valores éticos.