Ensino Fundamental

A proposta direcionada ao Ensino Fundamental, propõe conteúdos mínimos curriculares da base comum, dentro do conceito da Escola, cuja função é colocar os jovens no mundo do trabalho, da cultura, das relações sociais e políticas. Nos diversos currículos, a Escola deverá trabalhar também questões relacionadas à ética, saúde, orientação sexual, meio ambiente, pluralidade cultural e estudos econômicos através de temas transversais.

Nessa perspectiva, os educadores devem adaptar-se às novas formas de educação, que, por usa vez tem influído na formação e integração de conhecimento do aluno, questionando-o como um todo, observando não só os seus aspectos cognitivos, mas também suas idéias, seus interesses e seus valores. Deve o professor, acima dos valores quantitativos, nortear-se para a questão dos valores que possibilitem ao aluno rever, aprofundar, discutir e refletir sobre seus problemas e atividades que incidirão em suas decisões.

A educação no Ensino Fundamental visa a formação do indivíduo para uma melhor participação na sociedade e não pode estar desvinculada da realidade vivenciada pelo estudante. A seleção de conteúdos mínimos deve estar direcionada a melhor maneira de desenvolver uma prática que seja capaz de distinguir o fundamental do acessório, fazendo com que os alunos se apropriem dos instrumentos necessários à vida social, profissional, política e cultural.

Neste conceito, o professor deve proporcionar a possibilidade aos seus alunos de vivenciar os estudos, valendo-se de assuntos da atualidade, motivando a aprendizagem ao ensinar e pensar cientificamente. Deve ser o agente que possibilitará também ao aluno, construir suas próprias estruturas de pensamento, elaborar sua própria visão do mundo e assim se posicionar criticamente frente à sociedade da qual se fará participante.

A tarefa educacional do professor do Ensino Fundamental é a de despertar no educando pensamentos democráticos, humanísticos e científicos na formação do futuro cidadão.